Silviano Santiago – 18/04 – Sesc Bom Retiro/SP

Silviano Santiago - Simone Marinho - AgenciaOGlobo

Sempre Um Papo recebe Silviano Santiago

O Sempre Um Papo e o Sesc Bom Retiro recebem o escritor Silviano Santiago para o debate e o lançamento do livro comemorativo de seus 80 anos, celebrados em 2016, “Machado”, romance que recria as últimas e dolorosas passagens da vida de Machado de Assis, de 1905 a 1908, período em que sofre com a morte de Carolina, sua mulher e com a epilepsia. O evento será no dia 18 de abril, terça-feira, às 19h30, no Sesc Bom Retiro, em São Paulo, com entrada gratuita.

Rio de Janeiro, começo do século XX. Viúvo e solitário, Machado de Assis sofre fortes dores e crises nervosas enquanto testemunha a modernização da antiga cidade do Rio de Janeiro. Em Mário de Alencar, filho de José de Alencar, o presidente da Academia Brasileira de Letras encontrará um precioso interlocutor, que também sofre terríveis crises nervosas e o encaminhará ao dr. Miguel Couto. Qual é a relação entre as convulsões de Machado e sua genial criação? Depois de narrar passagens inauditas das vidas de Graciliano Ramos e Antonin Artaud, Silviano Santiago oferece uma perspectiva totalmente original e audaciosa dos últimos anos de vida de um dos maiores romancistas de todos os tempos.

Silviano Santiago nasceu em 1936, em Formiga (MG). É o romancista de “Mil Rosas Roubadas”, vencedor do prêmio Oceanos, em 2015. Sua vasta obra inclui romances, contos, ensaios literários e culturais. Doutor em letras pela Sorbonne, Silviano começou a carreira lecionando nas melhores universidades norte-americanas. Transferiu-se posteriormente para a PUC-Rio e é, hoje, professor emérito da UFF. Por três vezes foi agraciado com o prêmio Jabuti. Pelo conjunto da produção literária, recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e o José Donoso, do Chile. Silviano vive no Rio de Janeiro.

Sempre Um Papo
Criado pelo gestor cultural e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, há 31 anos, o Sempre Um Papo” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5 mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Serviço:
Sempre Um Papo com Silviano Santiago
Dia/Horário: 18 de abril, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro, São Paulo
Informações: (11) 33323600 – www.sempreumpapo.com.br

Assessoria de imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – (31) 9204.6367 / 35676714