Sérgio Alcides

CAPA_SITE_SERGIO_ALCIDES

O Sempre Um Papo recebe, integrando a série Nova Literatura Brasileira, o escritor Sérgio Alcides para debate e lançamento do livro Píer (Editora 34).

O evento ocorre no dia 26 de agosto, segunda-feira, às 19h30, no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes. Entrada gratuita.

 

Píer é o terceiro livro de poemas de Alcides. Um dos cenários mais recorrentes, nele, é o litoral, a praia, a marinha. Muitos textos são compostos como se fossem paisagens, mas o ‘país’ que eles retratam não se prende completamente a nenhuma geografia exterior à própria linguagem da poesia – onde a vida, a memória e a história se reordenam, transfiguradas. O conjunto inclui, além de números avulsos, três ‘suítes’ de poemas: ‘Ossada’, ‘Píer’ e ‘À margem do São Francisco’. A primeira delas foi publicada na revista online Errática, em 2006. A segunda começou a ser escrita na Bahia, no verão de 2004, quando o autor foi escritor-residente do Instituto Sacatar, em Itaparica. O livro recebeu o patrocínio do Programa Petrobras Cultural. Está entre os semifinalistas do Prêmio Portugal Telecom.

 

Sérgio Alcides nasceu no Rio de Janeiro, em 1967. É autor dos livros de poemas Nada a Ver Com a Lua  (Ed. 7Letras) e O Ar das Cidades (Ed. Nankin). Também se dedica à crítica literária e ao ensaísmo. Formado em Comunicação Social, exerceu a profissão de jornalista por cinco anos, antes de fazer mestrado em História e se tornar professor universitário. Deixou o Rio em 1997, quando se mudou para Mariana, em Minas Gerais. No ano seguinte, foi fazer o doutorado em São Paulo e acabou radicando-se na cidade por onze anos. Hoje mora em Belo Horizonte e é professor da Faculdade de Letras da UFMG. Recebeu o Prêmio Minas de Cultura e o Prêmio Cidade do Recife por seu livro Estes Penhascos (Ed. Hucitec) sobre o poeta Cláudio Manuel da Costa. Organizou uma edição de Eu e Outras Poesias, de Augusto dos Anjos (Ed. Ática). Tem escrito artigos esparsos sobre outros escritores brasileiros e estrangeiros. Como tradutor de poesia, publicou livros e poemas de Ted Hughes, Juan Gelman, Joan Brossa e Philippe Jaccottet, entre outros.

 

Serviço

Sempre Um Papo com Sérgio Alcides

Data: 26 de agosto, segunda-feira, às 19h30

Local: Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Informações: 31 3261.1501 – www.sempreumpapo.com.br

Deixe um comentário