fbpx

José Murilo de Carvalho reflete sobre o retorno do protagonismo militar

17 de julho de 2019

 

Um dos mais conceituados historiadores do País e imortal da Academia Brasileira de Letras, José Murilo de Carvalho, é o convidado do “Sempre Um Papo” para o lançamento e debate sobre o livro “Forças Armadas e Política no Brasil” (Todavia), obra necessária para reflexão com o retorno do protagonismo militar. O debate, que contará com a presença de Heloisa Starling, será no dia 29 de agosto, 5a-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com entrada franca.

 

Originalmente publicada em 2005 e há muito esgotada, esta reunião de ensaios ressurge acrescida de um texto inédito: uma reflexão sobre as transformações das forças militares nos últimos trinta anos. José Murilo analisa o percurso do Exército politizado desde o Império, passando pela Primeira República, Estado Novo, e ditadura militar. Hoje, os sinais da interferência dos militares na política estão por toda parte. E após o resultado das eleições de 2018, essa reflexão se torna mais urgente do que nunca.

 

José Murilo de Carvalho é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ph.D. pela Universidade de Stanford, onde defendeu tese sobre o Império Brasileiro, lecionou também na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, California (Irvine), Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e na Fundação Ortega y Gasset, em Madri. Publicou e organizou 19 livros e mais de cem artigos em revistas. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras.

 

Sempre Um Papo com José Murilo de Carvalho
Dia 29 de agosto, quinta-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537, Centro. ENTRADA GRATUITA
Informações: 31 32611501 – www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – 31 992046367

[fbcomments]