Literatura é o eixo temático da nova série de DVDs “Cultura Para Educação”

O Ministério da Cultura e a Associação Cultural Sempre Um Papo lançam a série de DVD´s “Cultura Para a Educação IV”, que tem, este ano, a literatura como eixo temático dos vídeos. Para a seleção dos programas, foram estabelecidos cinco temas gerais: Literatura e Jornalismo (Zeca Camargo, Carlos Alberto Sardenberg e Juca Kfouri) ; Literatura e Filosofia (Marcia Tiburi, Padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita); Literatura e História (Mary Del Priore e Lira Neto; Literatura e Cultura (Frei Betto, Ruy Castro, Heloisa Seixas, Fernando Morais, Leonardo Boff, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura e Danilo Miranda; e Literatura e Meio Ambiente (Sérgio Abranches, André Trigueiro e Amyr Klink).

A “Cultura Para a Educação IV” é o resultado da seleção de 15 encontros com escritores, dentre as mais de 100 atividades realizadas nos anos de 2011 e 2012. A série consiste em 1 mil caixas, com 5 DVDs cada que , sob a coordenação da Secretaria de Educação de Minas Gerais, serão distribuídas gratuitamente para escolas da rede pública. O programa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Cemig, Vale, CBMM, Casa FIAT de Cultura, Iveco, Itaú e New Holland.

A cerimônia de entrega vai acontecer no dia 12 de novembro, segunda-feira, às 15h, no Auditório da MAGISTRA – Avenida Amazonas, 5855 – Bloco B – Bairro Gameleira, com palestra do escritor Léo Cunha sobre “Poesia e Imagem”.

CULTURA PARA A EDUCAÇÃO IV
I ) Literatura e Jornalismo

O jornalismo e a literatura estão intimamente ligados. O texto que recheia os livros sempre foi matéria-prima do ofício jornalístico. Do jornalismo literário aos livros-reportagem, o objeto livro é há muito instrumento e veículo para a informação objetiva. Grandes jornalistas se aventuraram no fazer literário e outros tantos, tão mais escritores, encontraram no jornalismo uma forma de sobrevivência próxima à palavra. Nesta série, três grandes nomes do jornalismo brasileiro (esportivo, televisivo e econômico) debatem com o público de um ponto de vista encantador: as privilegiadas experiências proporcionadas por sua profissão.


Zeca Camargo

Carlos Alberto
Sardenberg

Juca Kfouri

 


II ) Literatura e Filosofia

A filosofia e a literatura são parceiras de velha data. Ora a primeira entremeia a narrativa ficcional, ora se vale de recursos literários para ilustrar sua lógica. Grandes obras de intelectuais incontestáveis marcaram seu lugar transitando com desenvoltura entre os dois campos do saber. Neste volume, um pouco da literatura filosófica e da filosofia literária de três importantes nomes brasileiros que possuem trabalhos bastante diferenciados acerca dos temas.


Marcia Tiburi

Gabriel Chalita

Padre Fábio de Melo

 


III ) Literatura e História

A literatura sempre foi fonte para a historiografia. O olhar sensível do escritor soube e ainda sabe descrever a humanidade de seu tempo com a delicadeza característica da arte. Mas o caminho inverso também é possível. Historiadores e escritores se apossaram do discurso literário e sua tradição estética para a produção de material histórico acessível e de agradável leitura. Hoje, a literatura está recheada de biografias e compilações históricas escritas sob esse conceito e os recentes números do mercado literário constatam o sucesso destas narrativas e o crescente interesse de seu público. Neste volume, a fascinante história da sexualidade no Brasil, pelo olhar de Mary Del Priore; e de um personagem ímpar, Getúlio Vargas, por Lira Neto.


Lira Neto

Mary Del Priore
Sexualidade e Erotismo
na Históra do Brasil

Mary Del Priore
As Transformações
da Intimidade

 


IV ) Literatura e Cultura

A literatura é base para diversos campos da cultura e um meio para sua discussão. Como produto cultural, está intricada em uma rede elaborada que exige o trabalho das mais diversas áreas. O autor, grande estrela, é o topo visível de uma cadeia dinâmica que precisa ser debatida e reorganizada a todo tempo. Neste volume, os aspectos aparentes e ocultos da literatura e seu lugar no universo cultural. Escritores do mais alto escalão reunidos para falar de suas obras e da importância da discussão literária e um dos maiores gestores da cultura no país, Danilo Miranda, ampliando o debate e incitando a pensá-la.


Frei Betto,
Ruy Castro,
Heloísa Seixas e
Fernando Morais

Leonardo Boff,
Luis Fernando Verissimo,
Zuenir Ventura e
Zeca Camargo

Danilo Miranda

 


V ) Literatura e Meio Ambiente

O Meio Ambiente tem na literatura um suporte de argumentação, persuasão e educação. São essas umas das mais fortes capacidades da literatura e dela a causa ambiental se vale. Para tratar o assunto, o Sempre Um Papo convidou um jornalista, André Trigueiro; um sociólogo, Sérgio Abranches; e um aventureiro, Amyr Klink. Três grandes nomes de áreas tão distintas. Pluralidade unida na defesa de uma só causa. É desta diversidade de saberes mesmo que o meio ambiente precisa. Protegê-lo depende de mudar o olhar do homem que o transforma. Nisto, as artes, sobretudo as literárias, são primazes.


André Trigueiro

Sérgio Abranches

Amyr Klink

 


Serviço

Lançamento da Série “Cultura Para a Educação IV”
Data e horário: 30 de outubro, terça-feira, às 14h30
Local: Auditório da MAGISTRA – Avenida Amazonas, 5855 – Bloco B – Bairro Gameleira –
Informações: (31) 3379-8289

Informações para a imprensa

Coordenação de Comunicação:
Jozane Faleiro
(31)9204.6367
imprensa@sempreumpapo.com.br

Jornalismo:
Rômulo Medeiros
(31) 3261.1501/9204.1837
romulo@sempreumpapo.com.br

 

 

 

Deixe um comentário