Mateus Leitão – 7/6 – BH

Matheus_Leitao_Sergio Lima_SLIM7343

Sempre Um Papo recebe Matheus Leitão

 
O Sempre Um Papo recebe o jornalista e escritor Matheus Leitão para o debate e o lançamento do livro “Em Nome dos Pais” (Intríseca). Na obra, o autor, que desde pequeno, ouvia as expressões “perseguição”, “prisão” e “porão” sussurradas por seus pais, os jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão narra a história sobre um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro da ditadura, tendo a história de seus pais como pano de fundo. A assustadora palavra “tortura” apareceu bem mais tarde aos ouvidos de Matheus. Movido pela curiosidade de compreender o passado, o jovem perguntador passou a recolher retalhos de uma história dolorosa, que se iniciou em 1972, no Espírito Santo, quando os pais militavam no PCdoB. Delatados por um companheiro, foram presos e torturados. Na ocasião, Míriam estava grávida de Vladimir, o primeiro filho do casal. O evento será no dia 07 de junho, quarta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita.

Matheus também seguiu a carreira de jornalista, dedicando-se a reportagens sobre direitos humanos e ditadura. Em nome dos pais é resultado de suas incansáveis investigações, que começam pela busca do delator e seguem com a localização dos agentes que teriam participado das sessões de tortura de seus pais. Passado e presente se entrelaçam nessa obra, que reconstitui com rigor eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas. Uma história sobre pais e filhos, sobre reconciliação e responsabilidade, sobre encontros impossíveis.

Matheus Leitão recebeu os mais importantes prêmios no jornalismo, como o Barbosa Lima Sobrinho, o Esso, o de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa e menção honrosa no Vladimir Herzog.

Informações do livro: Páginas: 448 Preço: R$ 49,90
Preço: R$ 24,90

Serviço: Sempre Um Papo com André Trigueiro
Dia 07 de Junho, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Auditorio da Cemig – Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho – BH/MG
Informações: www.sempreumpapo.com.br / 31 32611501
Assessoria de imprensa: Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – 31 992046367 – 35676714?