fbpx

Plágio Cultural

24 de agosto de 2008

Ouvir... Acesse o áudio !!!

Gente, Mário Quintana, se fosse vivo, ia perder a calma pela primeira vez na vida. Sabem estes clássicos da literatura mundial, vendidos em banca, pela nova cultural??? Pois é, por favor, não comprem. Pelo menos até esta situação ficar esclarecida. Vocês acreditam que eles estão sendo acusados de plágio?? É simples: eles publicam os livros e trocam os nomes dos tradutores. São livros como “O Vermelho e Negro”, de Stendhal, “Lord Jim”, de Joseph Conrad, “Contos” de Voltaire, “Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Bronte.
Estão sendo passados para trás tradutores maravilhosos, como Luiz Costa Lima, Mário Quintana e Oscar Mendes e Otávio Mendes Cajado. Se isso for de fato, verdade, é uma vergonha. Foi graças ao suor destes profissionais, os tradutores, que eu, e todos vocês, leram os clássicos da literatura mundial.
Até o presidente da ABL, Cícero Sandroni, mandou ver, numa carta duríssima, considerando esta atitude uma “prática criminosa”. Por favor, não deixem de ler os clássicos. Mas estes, da nova cultural, desta coleção “Obras Primas”, se vocês verem, pulem.

[fbcomments]