Luiz Eduardo Soares – 22/8 – BH

sup 3

Sempre Um Papo recebe Luiz Eduardo Soares

O cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares é o convidado do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro “Vidas Presentes” que, por meio de contos, relata histórias de crianças e adolescentes incluídos na escola na cidade do Rio de Janeiro. A obra surgiu a partir de um projeto pioneiro no Brasil em prol da garantia do direito básico à educação, que inseriu mais de 22 mil crianças e adolescentes na escola. Ao longo de três anos, entre 2014 e 2016, o Projeto Aluno Presente desenvolveu uma metodologia de identificação, localização e reinserção de crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, que estavam fora da escola ou estavam em risco de evasão. Em visita às casas, além da identificação da criança e do adolescente cada articulador conheceu a realidade da família e do contexto social em que ela se encontrava produzindo relatos dos acompanhamentos realizados pela atividade de campo. Em posse desses? registros e de entrevistas realizadas com esses profissionais, Luiz Eduardo produziu os 15 contos literários reunidos no livro. O evento será no dia 22 de agosto, terça-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita.

O método, que pode ser replicado em qualquer município do Brasil ou do mundo, contou com 70 articuladores locais em campo, identificou e acompanhou 23.753 crianças em situação de vulnerabilidade escolar. Num trabalho intersetorial com as secretarias municipais de saúde, assistência social e educação, 22.131 matrículas foram feitas em unidades escolares na cidade.

“Ouvir os depoimentos comoventes e reveladores das articuladoras e dos articuladores do Projeto Aluno Presente foi um privilégio. Tê-los transformado em relatos literários, porém fiéis aos testemunhos, constitui minha contribuição ao trabalho que realizaram. Minha intenção, ao escrever os relatos, foi dupla: por um lado, ordenar os casos em narrativas que sirvam como registro etnográfico; por outro, converter a sequência de fatos vividos e relembrados, reportados pelas articuladoras e articuladores, em narrativas que suscitem empatia, porque só assim o conhecimento pode se encontrar com a sensibilidade e os afetos”, relata Luiz Eduardo Soares.

O Projeto Aluno Presente é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com o apoio da Fundação Education Above All (Qatar), por meio do programa internacional Educate a Child. A Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que há 20 anos ?contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação.?

LUIZ EDUARDO SOARES formou-se em Literatura, na PUC-RJ, e construiu sua carreira combinando produção literária e dramatúrgica com docência, obras acadêmicas e gestão pública. Escreveu, com Domingos de Oliveira e Márcia Zanelato, a peça Confronto e a adaptação para o teatro de seu livro, Tudo ou Nada, que será encenada no começo de 2013, com direção de Marcus Faustini. É mestre em Antropologia, doutor em ciência política com pós-doutorado em filosofia política. Foi secretário nacional de segurança pública (2003) e coordenador de segurança, justiça e cidadania do Estado do RJ (1999/março 2000). Colaborou com o governo municipal de Porto Alegre, de março a dezembro de 2001, como consultor responsável pela formulação de uma política municipal de segurança. De 2007 a 2009, foi secretário municipal de valorização da vida e prevenção da violência de Nova Iguaçu (RJ). Em 2000, foi pesquisador visitante do Vera Institute of Justice de Nova York e da Columbia University.Tem vinte livros publicados, entre eles o romance Experimento de Avelar, premiado pela Associação de Críticos Brasileiros em 1996, e Meu Casaco de General, finalista do Prêmio Jabuti em 2000. Foi professor da UNICAMP e do IUPERJ, além de visiting scholar em Harvard, University of Virginia, University of Pittsburgh e Columbia University. É professor da UERJ e coordena o curso à distância de gestão e políticas em segurança pública, na Universidade Estácio de Sá.

Sempre Um Papo com Luiz Eduardo Soares
Dia 22 de agosto, terça-feira, às 19h30, no auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1220, Santo Agostinho – BH), com entrada gratuita.

Informações para a imprensa
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br
31 992046367 – 35676714