Lucas Figueiredo

Lucas Figueiredo nasceu em Belo Horizonte, em 1968. Foi repórter da Folha de S. Paulo, atuando em Brasília e São Paulo, e colaborador de O Estado de S.Paulo, Caros Amigos, Playboy, Superinteressante, Nossa História, Revista MTV e Defue Sud (Bélgica), entre outras publicações. Também realizou coberturas no Peru para o serviço brasileiro da rádio BBC de Londres. Figueiredo recebeu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo, além dos prêmios Embratel, Folha e BDMG.

Há algum tempo, Lucas Figueiredo, um dos jornalistas mais premiados do país, tomou uma decisão corajosa: deixar o exercício diário da profissão para se dedicar inteiramente aos seus livros. Encorajado pelo sucesso alcançado por seus livros de reportagem – Morcegos Negros (2000), Ministério do Silêncio (2005) e O Operador (2006) –, ele mergulhou em outro projeto ambicioso: escrever Olho por Olho: os Livros Secretos da Ditadura. Numa linguagem clara e objetiva, ele conta como se deu um embate silencioso entre os opositores da ditadura e aqueles que a apoiavam, em torno de dois livros sobre o período.

TEMÁTICAS ABORDADAS NO VÍDEO
Ditadura Militar
Serviço Secreto Brasileiro
Tortura
Jornalismo investigativo

DISCIPLINAS
História
Português e Literatura

OBJETIVOS
Aprofundar os conhecimentos sobre os fatos recentes da história brasileira, desde a ditadura militar aos primeiros governos democráticos.
Discutir o papel do jornalismo na divulgação de informações de interesse público.