Lélia Coelho Frota e Maria Lira

Lélia Coelho Frota é escritora, poeta e crítica de arte, uma das maiores especialistas em cultura popular no Brasil, autora do livro “Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro – Século XX”, obra que reúne, pela primeira vez, uma relação comentada dos artistas e formas de criação populares mais representativos do século XX no Brasil. Para ela, “a formação do artista popular sempre foi diferente à de outro; ele é autodidata a partir de um certo momento de sua vida, vem de um fundo comum, às vezes do meio rural, sempre levando à arte que elabora uma técnica própria de seu trabalho original”.
Maria Lira é uma das mais importantes artesãs do país. Nascida no Vale do Jequitinhonha (MG), trabalha com cerâmica, desenhos e pedras coloridas. Sua obra ultrapassou as fronteiras do interior de Minas para fazer parte de importantes exposições no Brasil. Começou cedo, aos cinco anos de idade, aproveitando a cera de abelha usada pelo pai para fabricar ou consertar sapatos. Além de artesã, é pesquisadora e cantora, sendo uma das integrantes do Coral Trovadores do Vale.

TEMÁTICAS ABORDADAS NO VÍDEO
Arte
Arte Popular Brasileira

DISCIPLINA
Arte

OBJETIVOS
Buscar e saber organizar informações sobre arte em contato com artistas, documentos, acervos, nos espaços da escola e fora dela.
Expressar e saber comunicar em artes mantendo uma atitude de busca pessoal, articulando a percepção, a emoção, a imaginação e a reflexão ao realizar uma produção artística.
Conhecer e respeitar a arte popular.