João Anzanello Carrascoza – 31/8 – BH

sempre um papo 1

Sempre Um Papo recebe Noemi Jaffe e João Anzanello Carrascoza

Os escritores Noemi Jaffe e João Anzanello Carrascoza são os convidados do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento de seus livros mais recentes. “Não Está Mais Aqui Quem Falou” (Cia das Letras), romance de Noemi, é composto de quarenta textos, nos quais a autora investiga linguagem e literatura, ficção e realidade, e a fronteira entre uma coisa e outra. Já Carrascoza, em “Trilogia do Adeus” (Alfaguara) oferece um panorama que se estende através do tempo para falar da relação fragmentada das famílias, registradas nas obras “Caderno de um Ausente”,  “Menina Escrevendo com Pai” e “A Pele da Terra”. No encontro, o autor também relança o livro “O Volume do Silêncio” (Sesi – SP Editora) , uma coletânea de 16 contos, que lhe rendeu um Prêmio Jabuti e sua consolidação como contista brasileiro. O evento será no dia 31 de julho, segunda-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita.

Noemi Jaffe

“Tudo está nas palavras, inclusive eu e você” é o primeiro e menor dos quarenta textos que compõem o livro “Não Está Mais Aqui Quem Falou” (Cia das Letras). Apesar da brevidade, ele funciona também como uma espécie de motivo para os demais, com a agudeza que seu leitor já conhece. Entre os mitos e as parábolas que Jaffe recria às avessas, no livro não se encontra a história de Pandora, mas bem que poderia ser assim: abrir este livro é se enveredar por caminhos desconhecidos e raciocínios de conclusões inusitadas.

Ao desassociar o óbvio do ululante, a autora abre um novo flanco para a literatura, entendida em sentido amplo, e presenteia seu leitor com mais do que apenas textos — com uma maneira de abordar a realidade. Pela sua intimidade com a língua e com a própria ideia de linguagem, descortinam-se ao leitor sentidos e significados obscurecidos pela repetição, mas que, quando retirados de seu lugar habitual, revelam-se verdades cabais.

Noemi Jaffe nasceu em São Paulo, em 1962. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e crítica literária, é autora de “A Verdadeira História do Alfabeto”, vencedor do prêmio Brasília de Literatura, “O Que os Cegos Estão Sonhando?” e “Írisz: as Orquídeas”, finalista do prêmio São Paulo de Literatura, entre outros.

João Anzanello Carrascoza
No primeiro livro da “Trilogia do Adeus” (Alfaguara), intitulado “Caderno de um Ausente” (vencedor do prêmio Jabuti 2015) o pai João escreve uma longa carta para a filha recém- -nascida, Beatriz, para o caso de não estar presente no futuro dela. Já no segundo volume, “Menina Escrevendo com Pai”, é Bia quem responde, narrando a vida e o relacionamento dos dois. Por fim, em “A Pele da Terra”, Mateus, filho mais velho de João e irmão de Bia, narra sua relação com o próprio filho, outro João, durante uma peregrinação. Um olhar tríplice sobre os vínculos entre pais e filhos, e sobre como pequenas ações do cotidiano nos marcam para sempre.

E no livro “O Volume do Silêncio”, publicado pela primeira vez pela Cosac Naify, o livro foi reeditado pela Sesi-SP Editora, que manteve a apresentação de Alfredo Bosi e posfácio de Nelson de Oliveira. O silêncio, “os ditos sem palavras”, como define o autor, é o fio condutor desta publicação. Com sua sensibilidade, o autor fala sobre a família, relacionamentos, conflitos de geração dentre outros temas atuais.

João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos, interior de São Paulo, em 1962. É escritor e professor universitário. Estreou na literatura com o livro “Hotel Solidão “(1994). Publicou vários livros de contos, como “Duas Tardes” (2002), “Espinhos e Alfinetes” (2010), “Amores Mínimos” (2011) e “Aquela Água Toda” (2012, prêmio APCA). Escreveu o romance, “Aos 7 e aos 40” (Cosac Naify, 2013).

Sempre Um Papo com Noemi Jaffe e João Anzanello Carrascoza
Dia 31 de agosto, quinta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1220, Santo Agostinho – BH), com entrada gratuita.

Informações para a imprensa
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br
31 992046367 – 35676714