Igor Patrick – BH – 18/10

Slider22

Sempre Um Papo recebe Igor Patrick

Soldados que deveriam manter a paz e a segurança no Haiti acabam por se tornar algozes de mulheres fragilizadas pela pobreza. No lugar da ajuda vem o estupro. O jornalista Igor Patrick esteve naquele país e conversou com Martine, Jacquendia, Régine e Fabiana, quatro mulheres subjugadas por homens da Missão de Estabilização do Haiti, que se tornaram mães e lutam para alimentar os filhos. As histórias, com fotos das mulheres e suas crianças, compõem um relato corajoso e impiedoso e estão no livro “Aquilo que resta de nós” (Páginas Editora, 148 pág., R$ 39,00) que o Sempre um Papo lança na Casa do Jornalista, no dia 18 de outubro, a partir das 19h30.

Os direitos autorais do livro foram integralmente revertidos para a organização Médicos sem Fronteiras (MSF) que realiza trabalhos de emergência médica pediátrica, obstetrícia, prevenção e tratamento da cólera e acompanhamento emergencial para vítimas de abuso sexual no Haiti.

“Aquilo que resta de nós” terá o primeiro lançamento na Livraria Travessa, no centro do Rio de Janeiro, no dia 13 de outubro, de 17 às 19h.

Para Igor Patrick, um misto de tristeza e indignação norteou o trabalho de apuração dessa reportagem. “Quando entrevistei Martine, que contou ter sido estuprada por um soldado brasileiro, procurei o embaixador do Brasil em Porto Príncipe. Da conversa, veio a certeza da fragilidade dessas denúncias para as autoridades”. Fernando Vidal sequer aceitou conversar com a haitiana, afirma o jornalista, alegando falta de provas.
Em “Aquilo que resta de nós”, os casos de estupro são relatados com detalhes, e os momentos posteriores à violência sofrida por essas mulheres mostram o sofrimento sem fim para a sobrevivência ao ato abusivo e cruel. O livro tem prefácio do jornalista Ike Yagelovic, para quem “a crueldade da subjugação de corpos e mentes por aqueles que deveriam ser o bote de salvação faz com que o sentimento de afogamento seja a melhor saída”. A publicação tem apoio da Sputnik News Brasil, onde Igor Patrick trabalha como repórter.

Sempre Um Papo com Igor Patrick
Casa do jornalista – Av. Alvares Cabral, 400, Centro.

Assessoria de imprensa
Contatos
Igor Patrick – (21) 96916 3282
Leida Reis – (31) 99138 8423