fbpx

Ignácio de Loyola Brandão lança livro e debate em BH

12 de setembro de 2018

O projeto “Sempre um Papo” tem a honra de receber Ignácio de Loyola Brandão o para o debate o lançamento do esperado livro “Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela” (Global Editora). Com entrada franca, será no dia 09 de outubro, terça-feira, 19h30, no auditório da Cemig. Loyola é considerado um dos mais completos escritores da sua geração. É romancista, jornalista, contista, cronista, biógrafo, escritor de livros infanto-juvenis e não-ficção.

A narrativa transcorre num futuro indeterminado, em que, ao nascer, todos recebem tornozeleiras eletrônicas, são seguidos, vigiados, fiscalizados por câmeras instaladas nas casas, ruas, banheiros. Nesta terra estranha, e ao mesmo tempo tão próxima de nós, a peste se tornou epidemia que dissolve os corpos. A autoeutanásia foi legalizada para idosos. Para o governo, quanto mais longevos morrerem, melhor.
Circulam os comboios de mortos das mais variadas doenças. Os ministérios da Educação, Cultura, Direitos humanos e Meio Ambiente foram extintos. As escolas foram abolidas. A política, matéria rara, se tornou líquida. Coexistem 1.080 partidos. E ninguém governa verdadeiramente. Uma nação moderna, mas arcaica. No meio disso tudo, conhecemos o desenrolar da história de amor entre Clara e Felipe, conturbada como o mundo em que vivem.

Alinhavando encontros e desencontros, lembranças e esquecimentos, Loyola recolhe, funde e amplifica as vozes e experiências que se chocam num mundo em caos e desalinho, expondo os nervos das fragilidades e ambições humanas. E assim tece uma trama intensa e contundente. E altamente provocadora como as dos romances de nossa literatura que surgem para impactar gerações e gerações de leitores.
O romance anterior de Loyola foi  “O Anônimo Célebre”, publicado em 2002. O próprio autor, em entrevistas recentes, declarou sua surpresa ao constatar, ao final da concepção do romance, sua ligação natural com seus desconcertantes “Zero” e “Não verás país nenhum”. Neste novo livro, Loyola eleva à máxima potência a distopia presentes nos dois livros fundamentais do escritor que, em 2016, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.

Serviço: Sempre Um Papo com Ignácio de Loyola Brandão
Dia 9 de outubro, terça-feira, às 19h30 no auditório da Cemig – Rua Alvarenga Peixoto 1200, Santo Agostinho. Entrada Franca.
Informações: 31 32611501

Informações para a imprensa: Jozane Faleiro
jozane@sempreumpapo.com.br – 31 35676714 – 992046367

[fbcomments]