Frei Betto – 30/11 – Sesc Santo André

Foto: Jackson RomanelliInfinito.
18/09/2014. Sete Lagoas. Minas Gerais. Brasil.
Frei Betto e Leonardo Boff são os convidados do Sempre Um Papo para o debate e lançamento de seus mais recentes livros. Frei Betto chega para um momento especial, período em que comemora 70 anos de vida e 60 livros publicados com os lançamentos de “Começo, Meio e Fim” (Rocco), que traz o relato da descoberta da morte, por uma menina tão meiga e doce, que costuma associar todos os membros de sua família às guloseimas que gosta de devorar. E “Reinventar a Vida” (Vozes), coletânea de textos que o autor, com olhar crítico, aborda temas como sabedoria de vida, consumismo, ecologia, conjunturas nacionais e internacionais, terrorismo, bem como perfis de amigos e conhecidos célebres. E Leonardo Boff apresenta “Francisco de Assis e Francisco de Roma – Uma Nova Primavera na Igreja?” (Mar de Ideias), que não trata de comparação, mas da constatação de uma inspiração divina. São Francisco iniciou uma Igreja que caminhava com os pobres, pela palavra do evangelho, que se revela ecológica ao chamar todos os seres de irmãos e irmãs. Esse é o modelo de Igreja que inspira Francisco de Roma; simples, evangélica, destituída de todo o aparato, e que também inclui a ética do cuidado com a vida humana e planetária.

Sempre Um Papo recebe Frei Betto

O escritor e frade dominicano Frei Betto é o convidado do Sempre Um Papo e do Sesc Santo André para o debate sobre o tema “Como me tornei escritor”.  No encontro, o autor abordará sobre a vocação literária. A importância de leitura. Como se desenvolve o processo de criação literária. Como escrever em diferentes gêneros literários. E o escritor e seu contexto sociopolítico. E, ainda, por que a literatura é importante em nossas vidas. O evento ocorre no dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita no Sesc Santo André.

Frei Betto é frade dominicano e escritor. Estudou jornalismo, filosofia, antropologia e teologia. Possui mais de 50 títulos publicados, muitos deles traduzidos no exterior. O reconhecimento de seu talento literário o fez merecer os prêmios Jabuti (1982); da Associação Paulista de Críticos de Arte (1998) – “Melhor Obra Infanto-juvenil” com o livro “A Noite em que Jesus Nasceu”, editado pela Vozes; e o Prêmio Alba de Literatura (2009). Ao longo de sua trajetória, tem recebido vários prêmios por se destacar na luta pelos direitos humanos, com destaque para o Prêmio Internacional UNESCO José Martí, para o qual foi indicado por unanimidade em 2012.

Serviço: 

Sempre Um Papo com Frei Betto

Data: 30 de novembro, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita

Local: Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo ANdré/SP

Informações: (11) 44691200 – www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – (31) 9204.6367 / 3261.1501

Sempre Um Papo 

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.