Cristiane Costa

CAPA_SITE_CRISTIANE_COSTA

 

O Sempre Um Papo recebe, integrando o ciclo de debates Nova Literatura Brasileira, a escritora Cristiane Costa para debate e lançamento do livro Pena de Aluguel (Ed. Companhia das Letras).

O evento ocorre no dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Entrada gratuita.

 

O jornalismo ajuda ou atrapalha a atividade literária no Brasil? A pergunta que o escritor e jornalista João do Rio fez aos principais intelectuais brasileiros em 1904 é o ponto de partida desta história da encruzilhada entre literatura e jornalismo no país. Cem anos depois da enquete de João do Rio, publicada no livro O Momento Literário, Cristiane Costa levou a questão a 32 escritores jornalistas contemporâneos e reconstruiu a ponte entre os dois momentos literários.

Entre 1904 e 2004, boa parte dos escritores brasileiros buscou seu ganha-pão nas redações de jornais e revistas. Ao alugarem sua pena, levaram técnicas, práticas e ideias de um campo para o outro: modernizaram o texto da imprensa e injetaram elementos da linguagem jornalística na ficção e na poesia. Cristiane Costa faz dessa zona de fronteira – onde se cruzam questões culturais, econômicas, sociais, literárias, jornalísticas e do mercado editorial – um ângulo privilegiado (e ainda pouco explorado) para observar a história da imprensa e da literatura no Brasil.

 

Cristiane Costa é doutora em Comunicação e Cultura, professora e coordenadora do curso de Jornalismo da UFRJ. Curadora de projetos especiais da Nova Fronteira e de eventos como o Oi Cabeça e o Laboratório do Escritor, do CCBB, foi uma das criadoras do curso de Publishing Management da FGV. Foi ainda editora do Caderno Ideias, suplemento literário do Jornal do Brasil, do Portal Literal e da revista eletrônica Overmundo. É autora de Pena de Aluguel: Escritores Jornalistas no Brasil (Companhia das Letras, 2005), entre outros. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre novas estratégias narrativas em mídia digital para o pós-doutorado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea.

 

Serviço

Sempre Um Papo com Cristiane Costa

Data: 16 de outubro, quarta-feira, às 19h30

Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Informações: 31 3261.1501 – www.sempreumpapo.com.br

Deixe um comentário