fbpx

Clóvis de Barros Filho fala sobre “Reputação” em Sete Lagoas

24 de agosto de 2019

 

O professor e filósofo Clóvis de Barros Filho é o convidado do “Sempre um Papo” e da Iveco na palestra e lançamento do livro “Reputação: um eu Fora do Meu Alcance” (HarperCollins), escrito em parceria com o professor Luiz Peres-Neto. O evento vai acontecer no dia 09 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no auditório do Unifemm, em Sete Lagoas. A entrada é franca.

 

Dizem que a reputação de uma pessoa leva anos para ser construída e segundos para ser destruída, principalmente quando o que fazemos pode viralizar em questão de segundos. De forma leve e bem-humorada, os autores explicam a importância da reputação na vida em sociedade. Eles mostram que temos pouquíssimo controle sobre o que dizem a nosso respeito, e um deslize no comportamento pode mudar completamente a forma como somos vistos.

 

O papel das redes sociais na construção da reputação do indivíduo é bastante explorado no livro. Em um dos capítulos, os autores utilizam como exemplo um episódio da série Black Mirror, da Netflix, no qual os personagens são avaliados por meio de notas de acordo com o que fazem no dia a dia. Os que têm avaliação baixa são marginalizados, e os que têm notas altas têm privilégios na sociedade.

 

“A trama do episódio de Black Mirror deixa claro que vivemos um fluxo contínuo. Que passamos por vários palcos. Borrando toda fronteira entre nossa vida privada e alguma outra, dita pública. Que o digam os legisladores do nosso país, sempre às voltas com enorme dificuldade para normatizar a proteção da privacidade.”

 

No livro, os autores também contradizem diversas ideias que fazem parte do senso comum. Por exemplo, eles afirmam que ninguém é canalha, mas age como tal. Tampouco é santo, mas pode ter seus momentos de santidades. Clóvis e Luiz também dizem que não existe uma pessoa 100% ética, já que todos estamos sujeitos a erros e deslizes.

 

Sobre os autores:

 

Clóvis de Barros Filho é palestrante e professor. É autor, entre outros livros, de Shinsetsu: o poder da gentileza,Felicidade ou morte (com Leandro Karnal) e Ética e vergonha na cara! (com Mario Sergio Cortella).

Luiz Peres-Neto é professor e doutor em comunicação e política pela Universidade Autônoma de Barcelona. É organizador, com Joan Botella, do livro Éticas em rede: políticas de privacidade e moralidades públicas.

[fbcomments]