Bernardo Carvalho – 26/9 – Sesc Bom Retiro/SP

Bernardo Carvalho -® Francesco Gattoni

Sempre Um Papo recebe Bernardo Carvalho
 

O escritor Bernardo Carvalho é o convidado do “Sempre Um Papo”, no Sesc Bom Retiro, para o debate o lançamento do livro “Simpatia pelo Demônio” (Cia das Letras), romance que traz o terrorismo contemporâneo e uma louca história de paixã0. O evento será no dia 26 de setembro, terça-feira, às 19h30, no Sesc Bom Retiro, em São Paulo, com entrada gratuita.

No livro, Rato é funcionário de uma agência humanitária em Nova York. Autor de uma tese famosa sobre a violência em zonas de conflito, participa de congressos e seminários ao redor do mundo e viaja para regiões conflagradas onde atua como observador. Quando “Simpatia pelo Demônio” tem início, Rato está de partida para uma missão atípica. Sua tarefa é adentrar uma zona de guerra dominada por radicais islâmicos e entregar o resgate a uma facção terrorista de posse de um refém que ele desconhece. A empreitada pode lhe custar a vida. Seria difícil crer que alguém da estatura dele fosse destacado para isso, não tivesse a sua carreira — e o casamento, a família, em suma, sua existência — entrado em colapso três anos antes, a partir de um encontro na antessala de um teatro em Berlim. O pivô da derrocada é um neurocientista mexicano, o chihuahua. Apresentado ao Rato por amigos comuns, ele o seduz a ponto de sugar-lhe as energias, a vitalidade, o equilíbrio, a racionalidade. Uma paixão que a princípio parece uma redescoberta da vida vai aos poucos se deteriorando e termina por fragmentar uma personalidade vulnerável e imatura, capaz de perceber apenas tardiamente a armadilha em que se deixou capturar. Para o chihuahua, sedução e manipulação não são apenas um esporte, mas o combustível de seu amor-próprio sem limites. Como para um antropólogo francês que o personagem admira, o desejo pessoal e original simplesmente não existe. Ele é sempre imitação do desejo do outro. A inveja, diante disso, torna-se a única saída possível.

Este livro faz um mergulho vertical numa relação em que a dominação aparece sob a face amena da fragilidade — mas com os papéis invertidos. Noutro plano, passa por Nova York, Berlim, Adis Abeba, Rio de Janeiro, e foca no centro de uma zona de conflito que é o retrato da barbárie contemporânea, dividida entre a crença na razão e a crença num deus que a inviabiliza. Com engenho na armação narrativa, erudição — sempre a serviço da trama — e domínio das nuances mais sutis, Bernardo Carvalho traça um paralelo magistral entre a violência de povos inteiros e a violência da vida amorosa, capaz de oferecer mais desafios que qualquer campo de batalha.

BERNARDO CARVALHO nasceu no Rio de Janeiro, em 1960. Estreou com Aberração (1993), e desde então tem se destacado como um dos melhores ficcionistas brasileiros contemporâneos, traduzido para diversos idiomas. É autor de, entre outros livros, Nove noites, O filho da mãe e Reprodução — todos publicados pela Companhia das Letras.

Sempre Um Papo
Criado pelo gestor cultural e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, há 31 anos, o Sempre Um Papo” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5 mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br e no canal do projeto no Youtube estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários.

Serviço:
Sempre Um Papo com Bernardo Carvalho
Dia/Horário: 26 de setembro, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro, São Paulo
Informações: (11) 33323600 – www.sempreumpapo.com.br

Assessoria de imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – (31) 9204.6367 / 35676714