Alice Ruiz e Noemi Jaffe – 17/10 – Sesc Bom Retiro

Captura de Tela 2017-08-15 às 13.26.37

Sempre Um Papo recebe Alice Ruiz e Noemi Jaffe
 

O Sempre Um Papo e Sesc Bom Retiro recebem as escritoras Alice Ruiz e Noemi Jaffe para o debate sobre o tema “Brasil e Poesia, Mulher e Escrita”. As autoras também falam sobre seus livros “Outro Silêncio” (Cia das Letras), uma coleção de poemetos inéditos de Alice, que há mais de 25 anos viaja pelo Brasil ministrando oficinas de haikai. E “Não Está Mais Aqui Quem Falou” (Cia das Letras), romance de Noemi, composto de quarenta textos, nos quais a autora investiga linguagem e literatura, ficção e realidade, e a fronteira entre uma coisa e outra.

O evento será no dia 17 de outubro, terça-feira, às 19h30, no Sesc Bom Retiro, em São Paulo, com entrada gratuita.

“Outro Silêncio”
Primavera, verão, outono e inverno: a sazonalidade é um dos elementos centrais na construção do haikai, que tem a natureza como foco; daí a divisão de “Outro silêncio” nas quatro estações do ano. A forma poética concisa, herdada da cultura japonesa, conquistou grandes autores como Millôr Fernandes e Paulo Leminski, que subverteram regras e inundaram os poemetos de malemolência. Alice Ruiz, experimentadora dessa tradição desde os anos 1980 e peça chave na difusão do haikai pelo Brasil, mostra um trabalho maduro, que retoma a forma em sua essência, como era praticada nos tempos de Bashô. No silêncio e no despimento de si, emerge uma voz original e feminina, lírica e bem-humorada, sutil e sensual.

Alice Ruiz
Poeta, tradutora, haicaísta, letrista e publicitária, nasceu em Curitiba, PR, em 22 de janeiro de 1946. Começou a escrever contos aos 9 anos de idade, e versos aos 16. Publicou seu primeiro livro, “Navalhanaliga”, em 1980, que recebeu o prêmio de melhor obra publicada no Paraná. Recebeu o prêmio Jabuti de 1989 por “Vice-versos” (editora Brasiliense). Como letrista, tem parceiras com Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, José Miguel Wisnik, Azira Espíndola, entre outros. Ministra oficinas de haikai em vários estados e cidades brasileiras.

“Não Está Mais Aqui Quem Falou”
“Tudo está nas palavras, inclusive eu e você” é o primeiro e menor dos quarenta textos que compõem o livro “Não Está Mais Aqui Quem Falou” (Cia das Letras). Apesar da brevidade, ele funciona também como uma espécie de motivo para os demais, com a agudeza que seu leitor já conhece. Entre os mitos e as parábolas que Jaffe recria às avessas, no livro não se encontra a história de Pandora, mas bem que poderia ser assim: abrir este livro é se enveredar por caminhos desconhecidos e raciocínios de conclusões inusitadas.

Ao desassociar o óbvio do ululante, a autora abre um novo flanco para a literatura, entendida em sentido amplo, e presenteia seu leitor com mais do que apenas textos — com uma maneira de abordar a realidade. Pela sua intimidade com a língua e com a própria ideia de linguagem, descortinam-se ao leitor sentidos e significados obscurecidos pela repetição, mas que, quando retirados de seu lugar habitual, revelam-se verdades cabais.

Noemi Jaffe nasceu em São Paulo, em 1962. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e crítica literária, é autora de “A Verdadeira História do Alfabeto”, vencedor do prêmio Brasília de Literatura, “O Que os Cegos Estão Sonhando?” e “Írisz: as Orquídeas”, finalista do prêmio São Paulo de Literatura, entre outros.

Sempre Um Papo
Criado pelo gestor cultural e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, há 31 anos, o Sempre Um Papo” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5 mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br e no canal do projeto no Youtube estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários.

Serviço:
Sempre Um Papo com Noemi Jaffe e Alice Ruiz
Dia/Horário: 17 de outubro, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro, São Paulo
Informações: (11) 33323600 – www.sempreumpapo.com.br

Assessoria de imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – (31) 9204.6367 / 35676714