fbpx

Adriana Varejão e Lilia Schwarcz abrem Sempre um Papo especial no Inhotim 

19 de fevereiro de 2020

 

O encontro entre a artista plástica Adriana Varejão e a historiadora Lilia Schwarcz dá início ao Sempre um Papo Especial no Inhotim, dentro da  programação do projeto “Inhotim em Cena”.  O evento vai acontecer no dia 28 de março, sábado, às 15h30, debaixo da Árvore Tamboril, tendo como foco o livro “Pérola imperfeita: A História e as Histórias na Obra de Adriana Varejão” (Cobogó – Cia das Letras). A entrada para o evento está incluída no preço do ingresso comum de visitação do Inhotim. É preciso retirar o bilhete antecipado pelo link: http://inhotim.info/emcena

Logo depois da conversa, as autoras autografam livros em frente à Inhotim Loja Design, que está lançando uma linha exclusiva de produtos inspirados nas obras Celacanto provoca Maremoto e Carnívoras, de Adriana Varejão.

 

O “Sempre um Papo” tem o patrocínio da Cemig e da Rede Mater Dei de Saúde, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 

“Em Pérola imperfeita: A História e as Histórias na Obra de Adriana Varejão” a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz percorre os caminhos de pesquisa e construção da obra de Adriana Varejão, tecendo um diálogo entre a releitura da história por parte da artista e as várias possibilidades narrativas enredadas nesse processo criativo. Este livro feito a quatro mãos pela artista e pela antropóloga, perpassa a colonização europeia na América, a reconfiguração da tradicional azulejaria portuguesa, a miscigenação e o contato direto com a cultura Yanomami, entre muitos outros caminhos. No livro, texto e imagem disputam o mesmo espaço, aprofundando a reflexão sobre as relações entre a história e a arte.

 

Adriana Varejão nasceu e vive no Rio de Janeiro. Possui inúmeras exposições pelo mundo, incluindo exposição permanente no Inhotim Centro de Arte Contemporânea, Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. Acumula diversos prêmios incluindo: 2013_Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA); 2012_Grande Prêmio da Crítica, categoria Artes Visuais, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), pela exposição “Histórias às margens”; 2011_Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura do Brasil; e 2008_Medalha de Chevalier des Arts et Lettres do governo francês.

 

Lilia Schwarcz foi professora visitante nas universidades de Oxford (Inglaterra), Leiden (Holanda) e nas norte-americanas Brown, Columbia e Princeton. Atua também como curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), desde 2015 e é colunista do jornal Nexo. Escreveu, entre outros, “Retrato em Branco e Negro”, “O Espetáculo das Raças”, “As Barbas do Imperador”, Prêmio Jabuti de Livro do Ano (1998); “O Sol do Brasil”, Prêmio Jabuti de melhor de biografia (2008) e “Lima Barreto – Triste visionário”.

 

Serviço:
 
Sempre Um Papo Especial no Inhotim com Adriana Varejão e Lilia Schwarcz
Dia 28 de março , sábado, às 15h30, debaixo da Árvore Tamboril, em Inhotim/ Brumadinho/MG.
A entrada para o evento está incluída no preço do ingresso comum de visitação do Inhotim.
É preciso retirar o bilhete antecipado pelo Sympla: http://inhotim.info/emcena
Endereço Instituto Inhotim : Rua B, 20 – Brumadinho/MG
Informações: 31 32611501 – www.sempreumpapo.com.br

 

Informações para a imprensa Sempre Um Papo :
Jozane Faleiro – 31 992046367 – jozane@sempreumpapo.com.br

 

Informações para imprensa Inhotim:
Izabela Ventura – izabela.ventura@inhotim.org.br
(31) 3194-7328 | 99764-6440

[fbcomments]