fbpx

A internet e a canja de galinha

25 de março de 2009

Ouvir... Acesse o áudio !!!

Chegou às livrarias um polêmico livro que promete dar uma mexida no conceito de internet. Chama-se “O Culto do Amador” e tem um subtítulo que diz tudo: “Como Blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores”.

No livro, o autor espinafra tudo que vem da internet. A Wikipédia é o paraíso dos mentirosos, a indústria fonográfica faliu, os blogs são uma plantação de mal-intencionados e o cinema, sem dúvida alguma, vai acabar. Segundo ele, a internet é o país onde moram os ignorantes. São afirmações e dúvidas que fazem muito bem para o momento, onde existe uma certa unanimidade em torno da internet. E, como disse Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”.

Mas olho vivo e canja de galinha são bem-vindos a esta discussão. O autor Andrew Keen me parece um senhor arrependido de seus pecados. Pois vejam, foi ele que, no final dos anos 90, lançou um dos primeiros sites na internet dedicado a distribuir música em formato digital… uai, então foi ele que inventou a pirataria?? Ou não?? Eu falei do livro “O Culto do Amador”, editado pela Zahar.

[fbcomments]